Mesmo com feriado logo no primeiro dia, maio tem sido um mês intenso de visitas à réplica da Casa de Dom Bosco. Em comum a todos os grupos elencados abaixo, destaca-se a alegria pela experiência do contato com um espaço, que que os leva a reviver a experiência de D. Bosco, camponêsinho dos Becchi, na Itália.
No dia 1° foi um grupo de aproximadamente 45 visitantes da Paroquia da Lapa, em sua maioria membros da ADMA, que, acompanhados do Pe. João Gabriel, estiveram conhecendo a Casa dos Becchi de Pindamonhangaba e também refletindo sobre as experiência da infância de Dom Bosco, vivida na casa original na Itália.


Nesse mesmo dia, 15 jovens de Ribeirão Preto, do Colégio das Filhas de Maria Auxiliadora, acompanhados pela Ir. Denise, partilharam das mesmas experiências do grupo da Lapa.


Sempre no dia 01 de maio, o senhor Sérgio e sua esposa Sônia, moradores de Pindamonhangaba, trouxeram seus familiares do Sul do país para conhecer a Casa de D. Bosco! Eles ficaram encantados com a riqueza de detalhes da réplica e disseram que voltarão em breve! Ficamos felizes em receber essa família e compartilhar a história de São João Bosco!


No dia 03 de maio, o grupo de adolescentes e jovens aqui da Presença Salesiana de Pindamonhangaba, que concluíram o Curso de Arte em sobrancelhas, ministrado pela artista facial professora Thaís, quiseram receber, diante da réplica os certificados de conclusão do Curso. Tiveram ocasião de refletir sobre a resiliência de Dom Bosco a partir de uma vida que, em uma casa como a réplica de Pinda, experimentou uma infância pobre e de grande dificuldades.


Ainda no dia 03 de maio, no período da tarde, nos espaços da Casa de D. Bosco (réplica) e no mini auditório próximo, o grupo dos aspirantes a Salesianos Cooperadores de Pindamonhangaba, fizeram um tempo de retiro, orientados pelo Pe. Luiz G. Piccoli. O Grupo se preparou desta forma para o Compromisso Apostólico que farão no próximo dia 24/05/25.


No dia 05/05/2025, segunda-feira, um grupo de 14 pessoas da Bahia, da cidade de Candeias conduzidos pelo Guia de Turismo de Aparecida e região, Sr. Wilson, estiveram também aqui em Pindamonhangaba para conhecer a réplica da Casa de Dom Bosco. Os turistas que vieram de longe estavam muito animados com a visita e felizes por conhecerem mais sobre Dom Bosco.


No dia 08/05 aconteceu a 3ª. visita do Grupo do City Tour, organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Pindamonhangaba, que tem na réplica da Casa de Dom Bosco um dos pontos culturais e de turismo religioso da cidade. Em torno de 35 pessoas, dos mais diferentes segmentos da sociedade, compuseram o grupo da visitação. Alguns, morando há mais de 25 anos na cidade, nunca haviam tido a oportunidade de visitar as dependências do Salesianos, e se encantaram com a beleza da Obra.


A Canção Nova, que integra a Família Salesiana, trouxe no dia 09/05 o Grupo dos Pré Discípulos, da casa de formação de Lavrinhas/SP, para aprenderem um pouco mais sobre D. Bosco e sua infância, a partir da experiência vivida por ele na casa dos Becchi. A reprodução da casinha de D. Bosco tocou o coração dos vocacionáveis.


No mesmo dia 09/05 estiveram em visita à réplica da Casa dos Becchi a Equipe de Educadores que atuam na Casa Bethânia da Filhas de Maria Auxiliadora em Guaratinguetá. A visita fez parte de um dia de formação sobre Dom Bosco e o Sistema Preventivo, que começou na própria Obra em Guará.


O sábado, 10/05, trouxe até a réplica da Casa de Dom Bosco um ônibus com os adolescente e jovens da Catequese de Crisma da Paróquia Salesiana de Sorocaba, que vieram acompanhados do Pe. Eraclides. O entusiasmo com tudo o que viram e experimentaram na visita foi muito expressivo na falas e na alegria que deixaram.

