Atração consolidada no turismo de fé e cultura
A Réplica da Casa de Dom Bosco, integra oficialmente o Caminho da Fé, a Rota da Luz e o City Tour Cultural e Gastronômico da cidade. Desde sua inauguração, o local atrai visitantes de múltiplas regiões do Brasil, consolidando-se como ponto de referência histórica e espiritual. No mês de junho foram mais de 300 os visitantes no local.
Visitas marcantes durante o mês
Durante junho, dezenas de grupos prestigiaram o espaço com visitas enriquecedoras:
- Educadora do Colégio Salesiano de Itajaí, que veio acompanhada do esposo e filhos. (fotos 1, 2)


- Alunos de escolas públicas, particulares e de projetos sociais (fotos 3 a 8)






- Adultos de Paróquias Salesianas de Brasília, que vieram conhecer o local como parte da ligação com o Santuário Dom Bosco (fotos 9 a 12)




- Grupos de turismo religioso provenientes da Baixada Santista e do Rio de Janeiro (fotos 13 a 16)




- Grupos da terceira idade da Secretaria de Esportes (fotos 17, 18)


- City Tour da Secretaria de Cultura e Turismo, integrando o roteiro oficial da cidade (fotos 19, 20)


- Idosos do Lar Santa Teresinha, que passam o dia na Instituição e vieram desfrutar do ambiente e conhecer o espaço e sua história de fé e sonho (fotos 21, 22)


Um encontro muito especial: Juventude Masculina de Schoenstatt
Entre os visitantes, um grupo que teve caráter especial: a Juventude Masculina de Schoenstatt, conhecido movimento mariano que valoriza espiritualidade familiar e apostolado masculino, que veio especialmente para um momento de oração, contemplação da história de Dom Bosco e troca fraterna. (fotos 23 a 26)




Visitas que muito nos alegraram
Dentre tantas visitas no mês de junho, duas em particular muito nos alegraram: a do Delegado de Comunicação da Inspetoria Salesiana de SP, Pedro Barreto e sua família, que vieram acompanhados da Ir. Silvia Aparecida, diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil, do escritório de Brasília. (fotos 27, 28)


Outro grupo foi o das Filhas de Maria Auxiliadora, as irmãs Salesianas, da Casa Inspetorial da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, cuja sede fica no Colégio Santa Inês da Capital. Uma visita impregnada do carisma de Madre Mazzarello e Dom Bosco.


Experiência comunitária e educativa
As visitas foram acolhidas pelos Voluntários que acompanham as visitas, especialmente a senhora Rosana e o esposo Eduardo, voluntários que cuidam da lojinha de souvenir – Gislaine, Marli, Larissa e sra. Reni – educadores sociais e pelos salesianos, que apresentaram o significado da réplica como espaço educativo e de inspiração da infância e do sonho dos 9 anos de Dom Bosco. O interesse manifestado pelos grupos, desde jovens até idosos, reforça o valor da casa como ponto de encontro entre história, espiritualidade e educação.

Conclusão: missão e presença comunitária
As visitas registradas em junho, que passaram de 300 visitantes, mostram que a réplica não é apenas um ponto turístico, mas um lugar de encontro, aprendizado e fé compartilhada. Receber crianças, jovens, idosos, professores, paroquianos e turistas de diferentes estados é viver o carisma salesiano na forma concreta de presença e educação.
Seguimos comprometidos com a transformação e o acolhimento, inspirados no sonho e missão de Dom Bosco.
Venha também você conhecer esse lugar repleto de carisma salesiano e também de encanto.







